terça-feira, 22 de maio de 2012

Mandioca




Também conhecido como aipim ou macaxeira.
Melhores variedades: guaxupé, piraçununga, ouro-do-vale, IAC-mantiqueira, IAC-jaçanã IAC-4 -8‚ IAC-jacira; promissoras ainda em estudo: IAC 352-74, IAC 289-70b, SRT 1130.
Tipos: Comum , Santa Cruz,   Saracura ou a Manteiga. A Saracura tem casca externa de cor escura e a interna de cor rosa.  A Manteiga possui casca externa de cor escuro claro e a interna de cor rosa esbranquiçado.
Época de plantio: abril - outubro.
Espaçamento: 1,0 x 0,5-0,6m (terras fracas) e 1,2 x 0,6m (terras férteis); tamanho da maniva: 20 a 25cm.
Mudas necessárias: 4 - 6mde ramas/ha.
Combate à erosão: plantio em nível.
Adubação: no sulco de plantio: 500kg/ha de fórmula 04 -14 -08, bem misturados com a terra; em cobertura: (30 a 60 dias após a brotação): 30Kg de N. A aplicação de PK nos sulcos de plantios ou em sulcos laterais a eles, sem contato com as manivas, colocando mais tarde o nitrogênio em cobertura (60 dias após o plantio), constitui o melhor procedimento até o momento.
Tratos culturais: capinas mecânicas com repasses a enxada; herbicídas: Karmex, Cotoran e Devrinol (pré-emergência).
Combate à moléstias e pragas:
mandrova: Dipel, Sevin, Dipterex; canfeno clorado a 20%; bacteriose: empregar variedades resistentes; selecionar manivas de culturas livres da doença, eliminar restos de cultura de mandioca.

Época de colheita: maio - agosto. A colheita deve ser feita quando a raiz estiver com 30 cm de comprimento e com diâmetro de uma garrafa de coca-cola média. A raiz com estas características alcança melhor preço no mercado. Outro fator importante é a consistência, a raiz ao ser quebrada, estala.
Produção normal: 15 a 20t/ha de raízes (um ano).
Melhor rotação: adubos verdes, milho, algodão e soja.
Época de preço mais alto: outubro a fevereiro.
Embalagem: Caixa K - 20-22 kg. O aipim bem embalado, classificado e padronizado em tamanho e grossura média, tem maior facilidade de venda. É comum o produtor colocar ramas novas na boca da caixa. Alguns dizem que é para proteger a raiz contra o vento, a fim de evitar esta fique seca.
PÓS-COLHEITA
Mandioca de Mesa (Manihot utilissima)
A mandioca se deteriore muito mais rapidamente do as outras hortaliças de raiz, que são estruturas de sobrevivência.
A mandioca não apresenta um ponto de colheita definido. Para o uso como hortaliça a mandioca deve possuir tamanho compatível com a exigência de mercado. Se a colheita for atrasada, o diâmetro e o comprimento destas raízes aumenta sem causar substancial prejuízo à qualidade alimentar, mas o seu valor comercial é prejudicado.
Durante o armazenamento a mandioca escurece rapidamente deixando a polpa com sintoma de listas escurecidas. A velocidade de escurecimento pode ser reduzida se as raízes forem mantidas em atmosfera com alta umidade relativa (>95%). A raiz é sensível ao resfriamento em temperaturas próximas a 0oC. A desidratação limita a vida útil da mandioca fresca em cerca de uma semana.
A melhor alternativa para o armazenamento doméstico e para a comercialização internacional da mandioca tem sido o congelamento de segmentos da raiz descascada. Alternativamente, seções descascadas da raiz da mandioca também podem ser conservadas por alguns dias imersos em água. O escurecimento também pode ser reduzido se as raízes tiverem suas extremidades mergulhadas em parafina líquida antes do armazenamento.
Mandioca de Mesa: Texto transcrito da EMBRAPA / Laboratório de Pós-colheita. Adaptado por Ivanaldo Duarte Diniz.
Como comprar aipim
Ao comprar mandioca, peça ao vendedor que parta o miolo: se ele tiver cor uniforme, a raiz estará boa; por outro lado, se apresentar estrias escuras, ela ficará lenhosa após a cocção. Outros indicadores de boa qualidade são a polpa úmida e a casca que se solta com facilidade.
Fonte:CEASA-RJ/ Catálogo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário